Código de Ética e Conduta


MENSAGEM DO PRESIDENTE:

"O conteúdo a seguir deverá servir de inspiração para todos, guiar nossas ações, alinhar nossa conduta perante parceiros, fornecedores e colaboradores em nossa rotina. Reforçar as crenças e cultura Vitacon. Mais do que um Manual, o Manual da Cultura e Código de Ética Vitacon é um guia que servirá de instrumento de trabalho e instrução para nossas atividades."
Alexandre Frankel


MANIFESTO VITACON

1. NOSSO SONHO: REINVENTAR A CIDADE
Juntos somos capazes de reinventar a cidade e criar um estilo de vida sob medida para cada pessoa. Convidamos você a se juntar à nossa causa. Estamos construindo um futuro diferente. Valorizamos o tempo de cada pessoa, ao extremo. Sonhamos com uma vida melhor e mais simples, como ir a pé ao trabalho e levar os filhos à escola. Utilizamos a inteligência a favor da simplicidade.

2. NOSSOS EMPREENDIMENTOS: SUA VIDA SOB MEDIDA

Pesquisamos, planejamos e desenvolvemos empreendimentos inovadores e diferenciados que melhoram a vida das pessoas. Nossos produtos oferecem soluções sob medida:

(MDS)i
M = MOBILIDADE
D = DESIGN
S = SIMPLICIDADE
I = INOVAÇÃO

MÁXIMA RENTABILIDADE

3. NOSSO COMPROMISSO: MELHORAR O DIA A DIA
Assumimos compromissos cotidianos, que promovem uma nova maneira de viver a cidade. Lançamos um movimento pela vida sem carro em São Paulo. Apoiamos os primeiros parklets da cidade. Renovamos praças e oferecemos serviços a ciclistas. Acreditamos em valorizar a vizinhança onde estamos presentes, com design e soluções urbanas e inovadoras.

NOSSA CONDUTA ÉTICA


1. INTEGRIDADE ÉTICA
Integridade ética é o principal requisito que esperamos de nossos colaboradores.
Para isso, é preciso:

• Tratar todos os colaboradores com dignidade e respeito, não sendo preconceituoso em relação à raça, sexo, orientação sexual, religião, classe social ou deficiência física;

• Propiciar aos colaboradores um ambiente de trabalho seguro, com condições adequadas e satisfatórias, além de um ambiente inspirador e motivador para o exercício de suas funções;

• Nosso escritório, nossos estandes de vendas e qualquer espaço público que leve a nossa marca são a extensão da nossa casa e reflexo do cuidado e qualidade com que executamos o nosso trabalho. Portanto, trate-os almejando a perfeição com atenção aos mínimos detalhes, e como se fosse a sua casa;

• Não consumir bebida alcoólica ou entorpecente durante o expediente, nem estar sob seu efeito durante a jornada de trabalho;

• Ser responsável pelo uso correto de ativos da Vitacon, a fim de evitar danos, manejo inadequado, perdas e extravio;

• Não utilizar e-mail ou internet para mensagens que não agreguem valor ao nosso negócio;

• Respeitar as regras de bom uso de produtos com logomarca da Empresa, aplicando e respeitando o Manual da Marca;

• Todos os bens ou instalações disponíveis aos colaboradores devem ser utilizados exclusivamente para atividades comerciais da Vitacon e, consequentemente, não devem ser usados para nenhum tipo de benefício pessoal. É expressamente proibido o uso de recursos financeiros, serviços ou ativos da Empresa para qualquer fim ilícito ou impróprio;

• O colaborador deve apresentar-se ao trabalho adequadamente trajado, fazendo uso de roupas compatíveis com o ambiente. Dessa forma, não são permitidas as seguintes vestimentas: chinelo, bermuda, saia curta/justa, decotes, barriga de fora, camiseta regata e camisetas de time.

2. OS INTERESSES DA VITACON
Os interesses da Vitacon devem prevalecer sobre os interesses particulares dos colaboradores ou de terceiros. Assim, destacamos alguns pontos:

• Deve-se preservar o patrimônio da empresa, não o utilizando para beneficio próprio;

• É expressamente proibido retirar e utilizar qualquer tipo de material da obra para fins particulares;

• Os colaboradores devem evitar o exercício de atividades que estejam ou aparentem estar em conflito com os interesses da Empresa;

• Somente será permitido aceitar brindes até o valor de R$ 150,00 e artigos promocionais que contenham nome e logo do fornecedor estampados, como canetas, chaveiros, agendas e bebidas. No caso de brindes e ingressos que excedam o valor, deverá haver a aprovação prévia de sua gerência ou ser feito um sorteio entre os colaboradores da área;

• O convite para participar de almoços, jantares e outros eventos patrocinados pelo fornecedor é uma prática comum no nosso negócio. Porém, há uma limitação quanto ao tipo de evento ou valor envolvido. Cada caso deverá sempre ser comunicado ao superior imediato. Convites não repetitivos podem ser, eventualmente, aceitos, desde que sejam enquadrados como práticas comerciais, promocionais e de propaganda;

• Não é permitido aceitar, de forma nenhuma, favores referentes ao fornecimento de materiais ou serviços de nossos fornecedores ou instituições financeiras;

• A utilização de serviço de fornecedor da Vitacon para obras pessoais deve ocorrer de forma independente do serviço contratado pela Empresa, sendo todas as despesas pagas pelo colaborador e, sempre, com a anuência do superior do colaborador;

• Não devem ser aceitas gratificações, como dinheiro, empréstimos ou outros favores de qualquer natureza das empresas de vendas;

• Não é permitida a contratação de familiares de 1˚ grau dos colaboradores: pai, mãe, filhos(as), sobrinhos (as), cônjuges, primos (as), tios (as) e irmãos (ãs);

• Não é permitido relacionamento estável entre colaboradores.

3. CONFIDENCIALIDADE DE INFORMAÇÕES
Todas as informações comerciais, técnicas, estratégicas e profissionais que dizem respeito à Vitacon, seus clientes ou parceiros devem ser tratadas com a devida confidencialidade, tendo em vista que seu uso impróprio, divulgação ou revelação antecipada poderá implicar riscos e prejuízos à imagem e aos resultados da Empresa.

São obrigações dos colaboradores:

• Não divulgar ou compartilhar informações confidenciais (plano de negócios, de prospecção, dados de clientes, etc) com outros colaboradores ou terceiros, que não necessitem de tais informações para o desempenho de suas atividades, independentemente do meio, seja impresso, eletrônico ou oral;• Não enviar formulários/ padrões Vitacon para uso próprio ou de terceiros não vinculados à Empresa;

• A Vitacon deve exigir obrigações contratuais de seus parceiros para respeitarem as informações de clientes, adotando políticas de privacidade e confidencialidade.

4. CLIENTES
• O cliente é a única razão da existência, da sobrevivência e do desenvolvimento da Empresa;

• Nosso cliente deve ser bem atendido, com simpatia, cortesia, gentileza, clareza, proatividade e honestidade;

• O cliente deve ser tratado com profissionalismo e respeito, o que significa: com ética;

• Devemos entregar nossos produtos como foram vendidos. Zelar para que nossos corretores e fornecedores não vendam falsas promessas;

• Exercitar a cidadania fazendo valer o Código de Defesa do Consumidor;

• Ao cometer um “erro” em relação aos clientes, devemos rapidamente “corrigi-lo” para evitar conflitos;

• A ética no atendimento ao cliente é um valioso instrumento de atração, fidelização, propaganda e crescimento da empresa;

• Colocar em prática nosso discurso da missão, valores e o código de ética;

• Cada colaborador é comprometido e responsável pela imagem da empresa perante nosso cliente;

• Aproveitar todas as oportunidades para surpreender e encantar nossos clientes;

• Sempre escutar o cliente mais do que falar. Agradecer ao nosso cliente;

• Devem ser respondidas e analisadas todas as questões levantadas pelos clientes em prazo compatível com suas expectativas e necessidades;

• Não é permitido agir de forma desrespeitosa com o cliente, utilizar palavras ofensivas ou fazer julgamentos. Essas atitudes são passíveis de punição.

5. FORNECEDORES
• A seleção e a contratação de fornecedores são realizadas com base em critérios técnicos, profissionais e éticos, por meio de processos predeterminados;

• Todos os colaboradores devem seguir o procedimento de Suprimentos para qualificação de fornecedores.

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